BLOG DEDICADO AOS ALUNOS DO CEFS 14/2011. SEJAM BEM VINDOS.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

ADEUS AO GUERREIRO - PM perde seu mais velho integrante

O 2º Sargento QPR (Quadro de Praças da Reserva) Altivo de Souza de Sena morreu ontem, dia 1º, às 19h, na cidade de Barão de Cocais. O corpo está no velório do Bairro Lagoal e o sepultamento ocorrerá às 15h30 desta quarta-feira, 2. O policial militar completou 104 anos no último dia 30. Ele trabalhou na PM 32 anos e, coincidentemente, 104 dias contínuos, sem dispensas de quaisquer natureza ou férias. Foi para a reserva em janeiro de 1961.

O 2º Sgt QPR Altivo Sena foi incluído na Corporação no dia 29 novembro de 1930, com 20 anos de idade. Atuou na 3ª Companhia de Polícia Militar do então 5º Batalhão, em Santa Tereza – Belo Horizonte - , no Serviço de Engenharia.

REVOLUÇÕES
Filho de Herculano Anacreto de Jesus e Amélia Francisca de Jesus. Sgt Altivo é natural de Santa Bárbara (MG). Participou da Revolução de 1930, ainda como civil, no movimento Coluna Amaral, sob o comando do Cel Luiz de Oliveira Fonseca, nas regiões do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

Em 1931, foi transferido do 5º BPM para o 7º BPM, em Bom Despacho. Participou da Revolução de 1932, já como policial militar, na graduação aspensada, em 13 de julho de 1932, sob o comando do Cel Edmundo Lery Santos, na região de Passa Quatro, Serra da Mantiqueira. À época, o Sgt Altivo pertencia ao Pelotão de Serviço Auxiliar de Engenharia da PM.

Na região de Passa Quatro, conheceu o Cel Fulgêncio de Souza Santos, falecido nas trincheiras da linha de frente da Revolução, e o então Capitão-médico Juscelino Kubitschek de Oliveira, com que conviveu, profissionalmente.

De 1953 a 1960, comandou o Destacamento da Polícia Militar na cidade Itabira, do 6º BPM. Atuava como comandante da Polícia Militar local e como escrivão da Delegacia de Polícia, onde serviu como delegado, sob o comando do Cel Luiz de Oliveira Fonseca.

Esteve presente na Revolução de 1964, sob o comando do Cel Eudócio Juviano dos Santos. O Sgt Altino patrulhava a cidade de Barão de Cocais, sendo transferido para o Quadro de Praças da Reserva em janeiro de 1961.

Durante sua carreira, recebeu a Medalha de Mérito Militar - Graus Bronze e Prata -, referente a sua participação nas revoluções de 1930 e 1932. Foi promovido a 2º sargento por decisão do governador do Estado, Francelino Pereira, por ter participado das mesmas revoluções.

O Sgt Altivo morava em Barão de Cocais, onde completou seus 104 anos no dia 30 de abril de 2012 e faleceu em 1º de maio, rodeado de parentes e admiradores. Na PM, o Sgt Altivo angariou uma legião de amigos. É um referencial e exemplo a ser seguido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário